quinta-feira, 22 de julho de 2010

FÉRIAS

Finalmente chegamos á aquela altura do ano em que é preciso fazer uma pausa. Apartir de hoje e até ao final de Agosto vou encerrar as minhas "postagens" aqui no TL.
Chegou aquele momento em que é preciso, curar as mazelas, fazer uma profunda manutenção nas bikes e acima de tudo descansar.
Lá para o final de Agosto cá estarei para colocar online alguns momentos dos raids de Verão e outras novidades, até lá, BOAS FÉRIAS.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Açorianos nos Nacionais de BTT

Fernando Ferreira (Nando), voltou a ser o melhor representante "Açoriano" (pelo 3º ano consecutivo), após disputados os Nacionais de 2010 em DH e XCO. O campeão David Morais esteve em evidência este fim-de-semana ao tirar um excelente 5º lugar no XCO.
RESUMO DA JORNADA NACIONAL 2010
Fernando Ferreira - 4º Lugar Vet. B - DH
David Morais - 5º Lugar vet. A - XCO
Nuno Narciso - 7º Lugar Vet. A - DH
Jorge Medeiros - 11º Lugar Vet. A - XCO
Luís Melo - 12º Lugar Vet. A - DH
Paulo Rebelo - 19º Lugar Vet. B - XCO
Fábio Moura - 20º Lugar Junior - XCO
Pedro Torres - 21º Lugar Cadete - DH
Pedro Torres - 24º Lugar Cadete - XCO
José Pedro Correia - 25º Lugar Cadete - XCO
João Paulo Medeiros - 25º Lugar Sub 23 - XCO
Rafael Machado - 28º Lugar Junior - DH
Álvaro Pereira - 48º lugar Elite - DH
Francisco Bettencourt - 51º Lugar Elite - DH
Ricardo Carneiro - DNF - Elite XCO
Estes resultados em algumas classes nada têm a ver com a garra e o empenho demonstrado pelos atletas. No futuro seria bom pensar na formação de uma verdadeira equipa dos AÇORES, (uma espécie de team SKY) com uma preparação específica de modo a haver um melhor aproveitamento individual dos atletas. A discussão esta aberta a possíveis estratégias.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

...retomando a emissão...


Pontos nos ís.

"Ponto 1 - Num fim-de-semana que deveria ser de festa e consagração dos vencedores da Taça Cartão Interjovem, tornou-se rapidamente numa novela anedótica que se poderia chamar de “TroubleDown”.
Ponto 2 - Na base da história está a desqualificação de quatro atletas que foram “emboscados” a “treinar” no trilho dos Ginetes violando as supostas regras de uma prova combinada de seu nome DoubleDown.
Ponto 3 – A Prova dos Ginetes deveria ser a primeira das sete provas que compõem a taça cartão Interjovem.
Ponto 4 - Depois de uma sessão de treinos no portal os atletas em causa decidiram fazer apenas um reconhecimento ao local da prova.
Ponto 5 - Foram abordados por um elemento da organização que simplesmente lhes comunicou que dada a sua presença no local em cima das bikes “…simplesmente já não desciam no dia seguinte…”.
Ponto 6 - Como pessoas educadas, voltaram atrás onde através do dialogo foram apresentadas as devidas justificações, tendo o local sido imediatamente abandonado pelo atletas.
Ponto 7 - Estes Atletas cujos nomes se encontravam na lista de inscritos da prova urbana (indevidamente), integrada no Doubledown, nunca tiveram qualquer intenção de participar na mesma, não estavam a tentar obter qualquer tipo de vantagem em relação aos seus colegas que decidiram disputar a referida prova.
Ponto 8 – Estes atletas participaram, em todas as provas (seis) da Taça Cartão Interjovem, pagando as suas inscrições e obtendo as suas classificações de um modo leal em competição.
Ponto 9 - A prova dos Ginetes deveria ser exactamente igual às seis anteriores provas em termos de regulamento, para que todos os critérios de competição fossem uniformes.
Ponto 10 - O organizador assim não entendeu e decidiu encaixar uma prova urbana (por razões diversas), alterando as regras do jogo, criando novas regras e assim uma nova competição.
Ponto 11 - Todas as informações sobre os eventos, estão divididas e subdivididas em sites distintos com links confusos e que nem sempre funcionam.
Ponto 12 – O dito regulamente que supostamente aponta para a desqualificação dos atletas, publicado tarde e a más horas no site da prova funciona quando quer e está publicado “nas notícias” quando devia estar no local destinado para tal.
Ponto 13 – O regulamento específico (colocado no local certo) da prova dos Ginetes, do mês de Março, menciona as proibições e sanções, mas para a semana anterior ao evento.
Ponto 14 – No Site do organizador, na secção destinada à calendarização de provas pode ler-se que a prova dos Ginetes será no dia 3 de Julho, mas na secção de resultados a mesma encontrava-se (porque já foi corrigida) marcada para dia 4 de Julho (confusões).
Ponto 15 – Consumada a desqualificação, a organização esqueceu-se (ou não se quis lembrar), que aquando do adiamento da prova de Março passado (Ginetes), três atletas desobedeceram à proibição de não treinarem no sábado em virtude do mau tempo e de um alerta da protecção civil.
Ponto 16 – Ignorando claramente os organizadores e as suas medidas, nenhuma sanção ou mesmo advertência foi aplicada as estes mesmos atletas, por parte da organização.
Ponto 17 – Assim tratando-se de um evento adiado e mantendo-se o mesmo critério, estes mesmos atletas também não deveriam ter alinhado, na prova de dia 4 de Julho.
Ponto 18 – Ao não proceder à desqualificação (retroactiva) destes atletas a organização, assumiu claramente que a actual prova dos ginetes (inserida no Doubledown) não é a mesma que estava adiada, tratando-se sim, de um novo evento realizado no mesmo local (ponto 9 e 10).
Ponto 19 – Assim sendo, entendemos que a prova realizada no passado Domingo (DHI Ginetes) não pode ser de modo algum pontuável para a taça Cartão Interjovem e que a prova original (adiada e para nós ainda em falta) deve ser realizada, para que a taça seja verdadeiramente encerrada.
Ponto 20 – Apesar de toda a “trafulhice”, como pessoas responsáveis, cumpridoras e de bem, aceitamos perfeitamente a desqualificação (com base no seu regulamento) do evento “Doubledown”. Não aceitamos de modo algum ser desqualificados (com base no seu regulamento) da 1ª Etapa Cartão Interjovem – Ginetes que estava adiada.
Ponto 21 – É de lamentar a pouca discrição do organizador sobre este assunto. É igualmente lamentável a promoção que o mesmo efectuou dos acontecimentos e às suas intenções (de desqualificar atletas), não hesitando em denegrir a imagem e o bom nome das pessoas em causa, mesmo sem ouvir as suas explicações ou mesmo os órgãos directivos da ACA.
Ponto 22 – Tal facto, só pode ser encarado como uma vingança pessoal (uma fraqueza com certeza), em virtude de declarações e opiniões menos favoráveis sobre a prova do Nordeste, proferidas por um dos envolvidos, bem como a ausência (e indiferença) dos mesmos atletas no DHU da Ribeira Grande.
Ponto 23 – Lamenta-se que o mesmo organizador se tenha esquecido que alguns dos atletas em causa, foram agentes promotores activos de todos os eventos realizados, da Taça Cartão Interjovem, função que o próprio organizador negligenciou por diversas vezes.
Ponto 24 - Lamenta-se que o mesmo organizador se tenha esquecido que os atletas que desqualificou sem hesitar, foram fundamentais na viabilização da prova da Caldeira Velha, quer em termos de contactos, logística, autorizações e trabalho braçal.
Ponto 25 – É de igual modo lamentável, que toda esta situação (da desqualificação) tenha sido celebrada, com um entusiasmo efusivo e com uma alegria “orgásmica” por parte de outros atletas, sendo alguns, os prevaricadores da prova de Março passado. (ponto 16)
Ponto 26 – Não se compreende a necessidade por parte do organizador em fomentar toda esta situação perante opinião pública, enxovalhando o nome dos envolvidos, como se tratasse de uma vitória, provocando múltiplas situações de conflito, quando tinha em carteira até então, o melhor campeonato de DH realizado até hoje.
Ponto 27 – São de estranhar as declarações proferidas pelo organizador no final do evento do passado domingo sobre abandono da organização da modalidade. Dá uma sensação de “bater e fugir”, o que não se percebe, pois quem tem a noção que desenvolveu um bom trabalho só pode pensar na continuidade e não no abandono.
Ponto 28 – Apesar de tudo, mantemos a opinião que a taça Cartão Interjovem foi muito boa e só não foi excelente, porque o organizador não se empenhou o suficiente nas questões da promoção e divulgação da mesma e outros “pormenores”, entre os quais, questões ambientais como a remoção pós-evento de fitas, vedações plásticas e afins que perduram em alguns percursos até agora.
Ponto 29 – Apesar de tudo achamos que o organizador deve reconsiderar a sua desistência organizativa, pois deve honrar o seu trabalho porque o mais difícil já está feito (percursos). Se reflectir e aprender com os aspectos em que falhou, tem tudo na mão para em 2011 fazer muito melhor.
Ponto 30 – Não se compreende a razão porque alguns dos demais atletas ajudaram a “crucificar” os colegas (desqualificados) quando alguns destes até os ajudaram no início das suas carreiras desportivas quer com “boleias” para treinar/competir quer em material.
Ponto 31 – É de lamentar que os acusadores se tenham esquecido, que a razão pela qual existe DH em S. Miguel, deve-se em parte a muitos anos e horas trabalho por parte das pessoas que agora são alvos a abater.
Ponto 32 – Tal facto só pode ser explicado pela chegada há modalidade (com pezinhos de lã e falsos sorrisos) nos últimos três anos de indivíduos cuja sua personalidade, dados os recentes acontecimentos, só pode ser equiparada à de escumalha da pior espécie."
Ponta Delgada, 6 de julho de 2010.
Os desclassificados.

Comunicado ACA - DH Ginetes

COMUNICADO
"Na sequência da realização do evento designado por Doubledown, que incluiu a realização de uma prova de
Downhill Urbano e a última prova da Taça Inter Jovem em DH e dos acontecimentos que se lhe sucederam, a
Associação de Ciclismo dos Açores – ACA vem informar que:
1. Considerando que aquando do adiamento da então 1ª prova da Taça Inter Jovem – Ginetes havia
ficado estabelecido que se manteriam todos os preceitos definidos para a data inicial, nomeadamente lista
de inscritos e regulamentos;
2. Considerando que no sitio da Internet do organizador na área destinada a “Regulamentos” não foi
publicada nenhuma actualização ao regulamento inicial referindo as alterações que se verificaram;
Deliberou por unanimidade, em reunião de Direcção, o seguinte:
a) Manter todas as classificações do evento de Downhill Urbano, realizado na Ribeira Grande no dia 3 de
Julho de 2010.
b) Manter todas as classificações da 1ª Prova da Taça Cartão Jovem em DH inicialmente agendada para 15
de Março, mas realizada nos Ginetes no dia 4 de Julho de 2010.
c) Manter todas as classificações do evento designado por Doubledown realizado nos dias 3 e 4 de Julho de
2010.
d) Não considerar para a classificação geral da Taça Cartão Jovem em DH as pontuações averbadas pelos
atletas que participaram na 1ª Prova da Taça Cartão Jovem em DH, realizada nos Ginetes, ficando
assim como classificação final desta competição as pontuações obtidas até à realização da 7ª Prova,
realizada no Nordeste.
A Associação de Ciclismo dos Açores – ACA reconhece a legitimidade do Organizador, a Creation OX, em
tomar as decisões que lhe parecem mais correctas nas diversas situações que lhe são colocadas.
A ACA reconhece publicamente, como muitas vezes já o tem feito de forma informal, o enorme trabalho
desenvolvido pela Creation OX na preparação de novos trilhos, na criação do primeiro trilho de raiz e
permanente para a prática da modalidade e na procura constante de ir ao encontro das solicitações de todos
os intervenientes no fenómeno do DH em São Miguel, contribuindo muito para o desenvolvimento desta
vertente do ciclismo.
A ACA reconhece também o valioso contributo que alguns atletas têm dispensado à modalidade, não
apenas este ano, mas em outras edições da Taça de DH, procurando apresentar sugestões que enriqueçam os
trilhos e a competição e muitas vezes colocando‐se ao dispor dos organizadores para a realização dos
“trabalhos de campo”.
Por outro lado a ACA lamenta, o que agora se sabe ser, a prática quase generalizada e constante de
violação dos horários definidos para treinos. Lamentamos também que a postura de “boa fé” e colaboração do
organizador e dos comissários seja por vezes explorada por atitudes que nada engrandecem quem as pratica.
Por fim, apelamos ao diálogo elevado entre todos os intervenientes neste processo; a família do Downhill
nos Açores é pequena e não pode dispensar quem está de bem na modalidade. Estamos, como sempre,
disponíveis para colaborar com todos.
Ponta Delgada, 12 de Julho de 2010."

domingo, 11 de julho de 2010

Resultados São Brás de Alportel

75 NARCISO, Nuno Master 30 Ma Jomare / Candy / Hoover 2:54,250 2:52,930 2:52,930

100 PEREIRA, Alvaro Elites Ma Santa Clara 3:05,194 3:25,141 3:05,194

105 FERREIRA, Fernando Master 40 Ma Team Berg Cycles / Sport 3:07,938 DNF

110 BETTENCOURT,Francisco Elites Ma Santa Clara 3:10,419 3:10,007 3:10,007

114 MELO, Luis Master 30 Ma Jomare / Candy / Hoover 3:19,282 3:13,317 3:13,317

122 MACHADO, Rafael Juniores Ma Santa Clara 3:21,167 DNF 3:21,167

127 TORRES, Pedro Cadete Ma Jomare / Candy / Hoover 3:39,349 4:15,764 3:39,349


Parabéns a todos os membros da comitiva Açoreana que deram o seu melhor, mas principalmente ao Narciso que foi o melhor classificado num trilho seco, duro, rápido e muito técnico, com caracteristicas completamente diferentes dos trilhos do nosso campeonato.

Num trilho onde se atingiam velocidades de mais de 60 kmh e saltos com cerca de 3 m de altura e 12 de comprimento, é natural que os nossos "navegantes" tenham sentido dificuldades, ainda para mais quando só no dia de ontem tiveram o primeiro contacto com o trilho, ao contrario de muitos atletas que por lá andaram durante a ultima semana...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os 7 magníficos mais 1 infiltrado

- Pedro Torres - Equipa JOMARE/CANDY/HOOVER
- Rafael Machado - Equipa SANTA CLARA
- Álvaro Pereira - Equipa SANTA CLARA
- Francisco Bettencourt - Equipa SANTA CLARA
- Nuno Narciso - Equipa JOMARE/CANDY/HOOVER
- Luís Melo - Equipa JOMARE/CANDY/HOOVER
- Fernando Ferreira - Equipa TEAM BERG CYCLES/SPORT ZONE/SHIMANO
- Lourenço Cymbron - sem equipa
Ver filme do trilho da prova no post mais abaixo