segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PDL/DHU 2009

Este domingo fez-se história novamente no mundo das bikes aqui nas Ilhas. Foi a 1ª prova a contar para o calendário Nacional, na vertente de DH Urbano. Não vou entrar pela via do diz que disse sobre o percurso, organização, participação dos dh’s locais …e por ai adiante. Aquilo que vi foi uma grande festa das bikes, onde só fez falta quem lá esteve, onde apareceu muita gente para apoiar a organização, onde houve cronometragem à pró, onde a cidade parou para ver os “pulos” e onde a ACA esteve num nível exemplar. Tivemos muitos visitantes do continente, que ainda andam por aí a desfrutar dos nossos lindos trilhos, a divertirem-se e a deixar uns € na economia local. Tivemos várias equipas de reportagem a filmar uma tarde inteira para diversos programas e ainda para um especial sobre a prova… Por isto tudo acho que foi um bom evento, com umas falhazitas, mas tudo bem. Agora, claro que gostava de ver esta malta a andar cá num trilho a sério, fica pá próxima.
António Jorge a voar para ser o melhor Açoriano, com uma bike que conhece os Açores melhor do que ele.
André Arruda o homem que veio representar os XC's e os Estradistadas. Apareceu com um visual "retro downhiller" do início dos anos 90, com a sua rigída e foi o 2º melhor Açoriano.
O atleta mais "velho" em pista a mostrar aos mais novos como é que um vice campeão nacional anda de bike. Nando foi o 3º melhor dos Açores.

Fotos: familiar do João Pacheco

12 comentários:

RJG disse...

Parabéns a quem esteve á frente da organização deste evento, porque foi sem duvida o evento de DH/DHU que até agora teve maior projeção, daqueles que por cá se fazem, quanto ao percurso e sem querer criticar nada nem ninguém, mas acho que o facto do André Arruda ser segundo entre os Açorianos tripulando uma rigida, diz tudo.

Tiago Martins disse...

Faço minhas as palavras do RJG...

André Arruda disse...

Concordo plenamente com as opiniões acima, à cerca do percurso. Na minha modesta opinião, acho que o mesmo se enquadrava fora do conceito do que deverá ser o DHu - Inclinações de Down Hill, em contexto urbano. É certo que o percurso era a descer e era em ambiente urbano, mas os declives encontrados em 70% do percurso ficavam um pouco longe do que seria desejado, obrigando muitas vezes os atletas a dar forte e feio ao pedal, o que a meu ver não é o que se pretende de uma prova que ostente o prefixo DHu.

Da minha classificação com segundo Açoriano creio que seja possivél concluir muito acerca da forma física dos nossos DH's..vi pessoal que se limitava a deslizar quando podia ir nem que só a rolar amealhando preciosos segundos, pessoal que nas aterragens não consegue segurar bikes com 200mm de curso F/T...mas afinal só usam os braços para puxarem as calças quando estão com os boxers á mostra ?!? Sorte de muitos é apenas serem duas descidas o que resulta num acumulado de (!) 5 minutos de prova...sem dúvida duro...de ver!

Independentemente de tudo acima, certo é que diverti-me à brava, confesso que soube-me mesmo muito bem, pelos desafios que impus a mim próprio, pelo público, pelo ambiente na prova, foi absolutamente espectacular!

A organização merece os parabéns por todo o esforço e dedicação á prova. Erros podem sempre acontecer, mas o importante é aprender com eles e melhorar. O percurso foi o melhor que podiam ter arranjado em PDL, se era ou não DHu...infelizmente não se podem fazer omeletes sem ovos, ao Fábio e à sua equipe os meus parabéns ;)

Um abraço

Sérgio disse...

Bonito também de se ver (além dos boxers á mostra dos downhillers e a falta de força de os puxar para cima) foi o boicote do Santa Clara. Isto sim merecia reflexão por parte de toda a gente. E depois admiram-se se nos próximos tempos não aparece mais ninguém...para organizar provas! Uma vergonha.

Azevedo disse...

gostava de saber qual foi o boicote k o sta clara fez....
Carlos pereira encontrava se de ferias fora da ilha
Emanuel pereira teve de mudar se para lisboa por razoes profissionais,
rui viveiros devido ao seu trabalho nao pode fazer francisco bettencourt nao gostou do k viu o ano passado e nao fez, eu tenho as minhas razoes pra nao fazer agora gostava k me esplicasses o k ves nisso um boicote, mas parece k so existe o sta clara pk nao notaram a ausencia de quase todos os pilotos de dh, pelo k sei deve haver uns 50 federados de dh mas so os 5 atletas do sta clara e k foi o problema todo..
sergio quanto a mim dedica te a tirar lampadas e nao digas asneiras...

Azevedo disse...

alguns atletas do sta clara mto teem feito para k continue a haver provas teem endireitado os circuitos de dh feito saltos etc...isso nao conta so teem feito BOICOTES nao contribuem pro desenvolvimento
mas tu (SERGIO) isso nao ves.

Sérgio disse...

O que eu vejo é muita infantilidade digno de putos mimados e muita mania á mistura!

Azevedo disse...

como nao tens razao e tens a mania de criticar tudo e todos vieste com essa conversa de xaxa k bem sabes nao ser assim... preocupa te ctg e deixa os outros em paz e sem enredos...

Azevedo disse...

em nome de todos atletas a k chamaste de putos mimados e ....
eles vao te dizer como sao mimados quando te virem...

Sérgio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse...

Nem vale a pena o esforço de comentar!