terça-feira, 23 de junho de 2009

E isto! Já não é Ikegal?

Pois é, companheiros a vida é mesmo lixada. Certo dia "grampiaram-nos” uma foto de um rider a saltar num veiculo ecológico um pequeno canyon a partir de umas paletes recicladas de porta de antigo curral de cabras da zona. Acusaram á má fila o nosso Blogzinho de incentivo a práticas ilícitas, destruição, violação da natureza….etc. Promoveram-se entrevistas com altos responsáveis da matéria, deram-se pareceres, foram comunicados para um lado, pedidos de desculpas que nunca chegaram, enfim uma verdadeira telenovela de baixo orçamento que deliciou os olhos de muita gente.Segundo o Blog SOS Costa Norte, está em marcha um projecto para a construção de um percurso pedestre com 500m (meio KM) em paletes…, desculpem em madeira dentro da cratera da Lagoa do Fogo ligando o final do trilho das lombadas ao areal da lagoa. A justificação é a de não pisotear a vegetação pois ali existem plantas endémicas. Então pá, eu também quero! Afinal os construtores das paletes tinham razão; voa-se pelo ar e não se pisa as plantas. Vamos mas é propor a construção de “shores” pela Barrosa abaixo, começando já pelo caminho dos três irmãos que está todo esburacado e passam por ali dezenas de bikers e turistas pedonais e não entram na cratera, que tal? Depois dos sinalizadores em aço inox para a montanha do Pico já acredito em tudo.

O que são "Shores"?
São trilhos artifíciais quem têm origem no "North Shore" Vancouver na British Columbia, nas gigantescas florestas da zona e surgem porque após o inverno os trilhos ficavam completamente intransitáveis com toneladas de biomassa que não arde (como em Portugal) porque estão em zonas extramente húmidas. Logo esta vegetação caída que é impossível ser removida é reutilizada na construção de passagens de diversas formas e feitios. A moda pegou e os shores são uma atracção turistica da região gerando a entrada de biliões de dolares na economia local.
A ideia é boa mas não na "catedral" seria ridiculo. Acima de tudo ao natural.
PS: como ainda não li nada sobre isso na imprensa local (desculpem se estiver enganado), podem roubar o assunto à vontade não se esqueçam é de sitar a fonte SOS Costa Norte mas não podem publicar as fotos, não autorizo a não ser que seja pedida permissão.

5 comentários:

Tiago Martins disse...

Qualquer dia põem um teleférico para descer mais depressa...

Defender o ambiente é isso mesmo! Será que vão cobrar bilhete?

Anónimo disse...

Muito inventam!!!

Daiwana disse...

Excelente! É com cada uma... Eu é que já não percebo nada de nada. Muito se faz nessa terra sem ninguém saber.

Gouveia disse...

Nem merece comentários... É uma tristeza....

Kik disse...

Ainda hoje publicaram uma foto no AO do miradouro do serrado das freiras totalmente destruido, não se preocupam em preservar o que existe querem é destruir o que temos de bom. Lamentável!