quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pontos nos ís.

"Ponto 1 - Num fim-de-semana que deveria ser de festa e consagração dos vencedores da Taça Cartão Interjovem, tornou-se rapidamente numa novela anedótica que se poderia chamar de “TroubleDown”.
Ponto 2 - Na base da história está a desqualificação de quatro atletas que foram “emboscados” a “treinar” no trilho dos Ginetes violando as supostas regras de uma prova combinada de seu nome DoubleDown.
Ponto 3 – A Prova dos Ginetes deveria ser a primeira das sete provas que compõem a taça cartão Interjovem.
Ponto 4 - Depois de uma sessão de treinos no portal os atletas em causa decidiram fazer apenas um reconhecimento ao local da prova.
Ponto 5 - Foram abordados por um elemento da organização que simplesmente lhes comunicou que dada a sua presença no local em cima das bikes “…simplesmente já não desciam no dia seguinte…”.
Ponto 6 - Como pessoas educadas, voltaram atrás onde através do dialogo foram apresentadas as devidas justificações, tendo o local sido imediatamente abandonado pelo atletas.
Ponto 7 - Estes Atletas cujos nomes se encontravam na lista de inscritos da prova urbana (indevidamente), integrada no Doubledown, nunca tiveram qualquer intenção de participar na mesma, não estavam a tentar obter qualquer tipo de vantagem em relação aos seus colegas que decidiram disputar a referida prova.
Ponto 8 – Estes atletas participaram, em todas as provas (seis) da Taça Cartão Interjovem, pagando as suas inscrições e obtendo as suas classificações de um modo leal em competição.
Ponto 9 - A prova dos Ginetes deveria ser exactamente igual às seis anteriores provas em termos de regulamento, para que todos os critérios de competição fossem uniformes.
Ponto 10 - O organizador assim não entendeu e decidiu encaixar uma prova urbana (por razões diversas), alterando as regras do jogo, criando novas regras e assim uma nova competição.
Ponto 11 - Todas as informações sobre os eventos, estão divididas e subdivididas em sites distintos com links confusos e que nem sempre funcionam.
Ponto 12 – O dito regulamente que supostamente aponta para a desqualificação dos atletas, publicado tarde e a más horas no site da prova funciona quando quer e está publicado “nas notícias” quando devia estar no local destinado para tal.
Ponto 13 – O regulamento específico (colocado no local certo) da prova dos Ginetes, do mês de Março, menciona as proibições e sanções, mas para a semana anterior ao evento.
Ponto 14 – No Site do organizador, na secção destinada à calendarização de provas pode ler-se que a prova dos Ginetes será no dia 3 de Julho, mas na secção de resultados a mesma encontrava-se (porque já foi corrigida) marcada para dia 4 de Julho (confusões).
Ponto 15 – Consumada a desqualificação, a organização esqueceu-se (ou não se quis lembrar), que aquando do adiamento da prova de Março passado (Ginetes), três atletas desobedeceram à proibição de não treinarem no sábado em virtude do mau tempo e de um alerta da protecção civil.
Ponto 16 – Ignorando claramente os organizadores e as suas medidas, nenhuma sanção ou mesmo advertência foi aplicada as estes mesmos atletas, por parte da organização.
Ponto 17 – Assim tratando-se de um evento adiado e mantendo-se o mesmo critério, estes mesmos atletas também não deveriam ter alinhado, na prova de dia 4 de Julho.
Ponto 18 – Ao não proceder à desqualificação (retroactiva) destes atletas a organização, assumiu claramente que a actual prova dos ginetes (inserida no Doubledown) não é a mesma que estava adiada, tratando-se sim, de um novo evento realizado no mesmo local (ponto 9 e 10).
Ponto 19 – Assim sendo, entendemos que a prova realizada no passado Domingo (DHI Ginetes) não pode ser de modo algum pontuável para a taça Cartão Interjovem e que a prova original (adiada e para nós ainda em falta) deve ser realizada, para que a taça seja verdadeiramente encerrada.
Ponto 20 – Apesar de toda a “trafulhice”, como pessoas responsáveis, cumpridoras e de bem, aceitamos perfeitamente a desqualificação (com base no seu regulamento) do evento “Doubledown”. Não aceitamos de modo algum ser desqualificados (com base no seu regulamento) da 1ª Etapa Cartão Interjovem – Ginetes que estava adiada.
Ponto 21 – É de lamentar a pouca discrição do organizador sobre este assunto. É igualmente lamentável a promoção que o mesmo efectuou dos acontecimentos e às suas intenções (de desqualificar atletas), não hesitando em denegrir a imagem e o bom nome das pessoas em causa, mesmo sem ouvir as suas explicações ou mesmo os órgãos directivos da ACA.
Ponto 22 – Tal facto, só pode ser encarado como uma vingança pessoal (uma fraqueza com certeza), em virtude de declarações e opiniões menos favoráveis sobre a prova do Nordeste, proferidas por um dos envolvidos, bem como a ausência (e indiferença) dos mesmos atletas no DHU da Ribeira Grande.
Ponto 23 – Lamenta-se que o mesmo organizador se tenha esquecido que alguns dos atletas em causa, foram agentes promotores activos de todos os eventos realizados, da Taça Cartão Interjovem, função que o próprio organizador negligenciou por diversas vezes.
Ponto 24 - Lamenta-se que o mesmo organizador se tenha esquecido que os atletas que desqualificou sem hesitar, foram fundamentais na viabilização da prova da Caldeira Velha, quer em termos de contactos, logística, autorizações e trabalho braçal.
Ponto 25 – É de igual modo lamentável, que toda esta situação (da desqualificação) tenha sido celebrada, com um entusiasmo efusivo e com uma alegria “orgásmica” por parte de outros atletas, sendo alguns, os prevaricadores da prova de Março passado. (ponto 16)
Ponto 26 – Não se compreende a necessidade por parte do organizador em fomentar toda esta situação perante opinião pública, enxovalhando o nome dos envolvidos, como se tratasse de uma vitória, provocando múltiplas situações de conflito, quando tinha em carteira até então, o melhor campeonato de DH realizado até hoje.
Ponto 27 – São de estranhar as declarações proferidas pelo organizador no final do evento do passado domingo sobre abandono da organização da modalidade. Dá uma sensação de “bater e fugir”, o que não se percebe, pois quem tem a noção que desenvolveu um bom trabalho só pode pensar na continuidade e não no abandono.
Ponto 28 – Apesar de tudo, mantemos a opinião que a taça Cartão Interjovem foi muito boa e só não foi excelente, porque o organizador não se empenhou o suficiente nas questões da promoção e divulgação da mesma e outros “pormenores”, entre os quais, questões ambientais como a remoção pós-evento de fitas, vedações plásticas e afins que perduram em alguns percursos até agora.
Ponto 29 – Apesar de tudo achamos que o organizador deve reconsiderar a sua desistência organizativa, pois deve honrar o seu trabalho porque o mais difícil já está feito (percursos). Se reflectir e aprender com os aspectos em que falhou, tem tudo na mão para em 2011 fazer muito melhor.
Ponto 30 – Não se compreende a razão porque alguns dos demais atletas ajudaram a “crucificar” os colegas (desqualificados) quando alguns destes até os ajudaram no início das suas carreiras desportivas quer com “boleias” para treinar/competir quer em material.
Ponto 31 – É de lamentar que os acusadores se tenham esquecido, que a razão pela qual existe DH em S. Miguel, deve-se em parte a muitos anos e horas trabalho por parte das pessoas que agora são alvos a abater.
Ponto 32 – Tal facto só pode ser explicado pela chegada há modalidade (com pezinhos de lã e falsos sorrisos) nos últimos três anos de indivíduos cuja sua personalidade, dados os recentes acontecimentos, só pode ser equiparada à de escumalha da pior espécie."
Ponta Delgada, 6 de julho de 2010.
Os desclassificados.

5 comentários:

Rui disse...

Quem fala assim não é gago.

narciso disse...

A verdade foi reposta.

P.Dinis disse...

O DH é conhecido por ser a vertente do ciclismo que tem o pessoal mais unido e descontraído, sempre tudo na boa.

Mas afinal não é sempre bem assim...

Pelo que leio aqui,concluo que não havia necessidade de tanta confusão. Com diálogo e compreensão tudo se poderia ter resolvido.

Peço a todos que continuem a dar o melhor pelo DH , pois é com muita tristeza que verei a regressão do desenvolvimento da competição de Downhill em S.Miguel.

Há que olhar para a frente e continuar a ver todos entregues à nossa causa, o DH.

Sérgio disse...

Pois é...infelizmente a competição tem este lado negativo. Investe-se muito, criam-se expectativas mas quando o atleta não corresponde muitas vezes as coisas azedam! Aí vem á tona os valores de uma boa educação e civismo (ou então a falta deles).

O dialogo entre todas as partes é muito importante, em vez dos tradicionais recados enviados em blogs ou por terceiros. O campeonato já acabou e vem aí as férias que faz muito bem para se esquecer todos os problemas e voltar no próximo ano de cabeça limpa.

Também acho que os atletas mais velhos têm a responsabilidade de não alimentar mais as polémicas e muitas vezes "porem agua na fervura", muitas vezes alimentada pelos mais novos e com que têm sempre o sangue mais quente! :) Ás vezes é dificil...mas tem que ser senão isto acaba num ápice!

Boas férias a todos e fiquem bem!

mariano disse...

Para mim enquanto mero espectador e entusiasta desta modalidade fico triste por este tipo de confusões que mais tarde ou mais cedo surgem em qualquer competição.
(Por isso não gosto de competir a sério e prefiro a "pequena competição saudável" entre amigos ["STONERIDERS"] que nos dá prazer e faz nos evoluir como atletas e como Homens)
Há que dar mérito a quem anda mais e entender que só se evolui numa modalidade com dedicação.(se bem que sabemos que há pessoas que parecem ter nascido com a bike já entre as pernas)
Em relação ao ponto 28 concordo que a organização falhou nesse sentido pois dias depois da prova dos ginetes continuavam a figurar na Natureza quer as fitas do traçado quer ainda pior lixo abandonado pelos atletas como por exemplo plástico dos chocolates e as garrafas que me parecem ter sido dadas pela organização aos mesmos.
Acho que não custava nada se algumas pessoas que passaram o dia para baixo e para cima, com coletes, T-shirts da organização e megafones, voltassem a passar pelo trilho após o fim da prova e recolhessem o que por la ficou!!
Recolhi algum do lixo que encontrei e depositei-o em lugar próprio.
Esta é uma chamada de atenção em 1º lugar à organização, em 2º lugar aos atletas que devem dar o exemplo pelo bom nome da sua modalidade e em 3º a todos os amantes do desporto que nunca se esqueçam que sem a MAGNIFICA NATUREZA o DH nunca seria a modalidade que é!
Para finalizar gostaria apenas voltar a felicitar todos os atletas e pedir que esqueçam um pouco este lado sombrio da competição, pois TODOS APRENDEMOS UNS COM OS OUTROS
E sem adversários não se compete!!!
Um mega abraço e boas férias a todos ;)