domingo, 3 de maio de 2009

O REI Nicolas...


O "ET" está entre nós, para quem não sabe o actual campeão do mundo de rallis (IRC) dá pelo nome de Nicolas Vouilloz, este nome pode não dizer nada a muitos, principalmente aos riders mais novos. Vouilloz está para o BTT DH mundial como Shumacker está para a F1, este senhor foi apenas e só 10 vezes campeão mundial de DH.
Nicolas Vouilloz nasceu a 8 de fevereiro de 1976, passou boa parte da sua infancia a brincar com motas e bmx, o que talvez explique a sua capacidade para se adaptar fácilmente a tudo o que tenha rodas.
Em 1991 ganha o campeonato frances de DH, em 92, 93 e 94 ganha o campeonato mundial de DH em juniores, muitas das vezes com tempos que rivalizavam com os séniores, por esta altura também já tinha ganho um europeu junior, um sénior e uma avalanche cup, entre 95 e 2002 todos os campeonatos mundiais séniores são seus com excepção do ano 2000 que ficou em 8º por culpa de um pneu furado.
Ao todo Nicolas conta no seu curriculo de vitórias com: 10 campeonatos mundiais, 5 taças do mundo, 4 campeonatos europeus, 7 campeonatos de França 2 taças de França e 2 avalanche cup, estes titulos foram todos obtidos no espaço de 11 anos de competição.
A alcunha de "ET" (extra terrestre) devia-se á forma como vulgarizava os seus adversários, nomes como Cédric Gracia, Steve Peat, Shaun Palmer, Rob Warner etc alguns deles ainda a correr ao mais alto nivel como é o caso de Steve Peat que por acaso até é 2 anos mais velho que Vouilloz.
Em 2000 Vouilloz iniciou-se nos rallis que eram a sua segunda paixão, á qual se iria dedicar mais a sério a partir de 2003, em 2006 e 2008 tornou-se campeão Frances de rallis e em 2008 ganhou o campeonato do mundo (IRC).
PARTICIPAÇÕES WRC: 11
VITÓRIAS WRC: 0
1ª PROVA: Rally Monte Carlo 2001
MELHOR RESULTADO: 9º Rally Rac 2004
VITÓRIAS EM TROÇOS: 0
RESULTADOS EM PÓDIO: 0
PARTICIPAÇÕES IRC: 18
VITÓRIAS IRC: 4
1ª PROVA: Rally da Turquia 2007
1ª VITÓRIA: Rally da Turquia 2007
VITÓRIAS EM TROÇOS: 64
PÓDIOS:14
TITULOS: Campeão IRC 2008

Actualmente Vouilloz faz aparições esporádicas em provas de BTT, continua ligado á modalidade de forma oficial através da marca Lapierre e Bos engineering para as quais trabalha no desenvolvimento dos seus produtos.
Por isso meus amigos quem quiser ver um verdadeiro icone do BTT mundial a acelarar nos troços de S. Miguel, é só ir ver o Sata Rally Açores.

4 comentários:

melo disse...

Grande post. a maioria dos putos não conhecem esta faceta do Nicolas

RJAM disse...

Tu és um poço sem fundo lolo!!!!

Bruno Cunha disse...

O que o pessoal fazia bem, era convida-lo para fazer umas descidas. Alguem tem uma Lapierre...?

jormed disse...

Aprende-se muita coisa por aqui ;)
Excelente post Gamboa!