domingo, 8 de janeiro de 2012

Nordeste na rota das bikes

Apesar de um furo logo no primeiro km, mais de 800m de acumulado, uma trialeira nova, uma bike a voar ribanceira abaixo, um GPS partido, um toque aqui, um esgotamento ali ... de resto, o habitual ride de domingo decorreu dentro da normalidade. (filme no post)

 Depois da inauguração da Scut para o Nordeste abriu-se uma nova janela de possibilidades em termos de sopts com bom potencial para andar de bike. Fazer a viagem somente para ir andar na Cancela, sinceramente não compensa é preciso ir mais longe, é preciso perder tempo, é preciso transformar o tal potencial em algo útil e rentável do ponto de vista da satisfação do praticante. 
 Como de carro nada se descobre, partimos a pedal pela tronqueira acima tendo como objetivo ir á Cancela fazer uma passagem no trilho e depois encontrar alguma coisa alternativa para descer tendo previamente como meta passar na Fajã do Araújo.
Na verdade o tal potencial realmente está lá, pois toda a zona de acesso á tronqueira possui uma rede de caminhos encadeados uns nos outros, serpenteando e ladeando pastagens. A zona da freguesia da Pedreira possui de igual modo um série de veredas tipo pedra torta, bem engraçadas, mas vão ser precisas muitas horas de exploração para acertar com os pontos de origem e com outras derivações com interesse. A própria mata adjacente á cancela parece-me um local com muitas possibilidades para serem trabalhadas no futuro.
Foram três horas de ride, algo duro, mas que me deu algum tempo para olhar e ver o que pretendia. O ponto alto deste passeio foi a descida para a Fajã que deu aquela sensação de estar em S. Jorge. Para que fique registado a saída lá de baixo da Fajã foi feita nos cranks e o tempo esteve á lá Nordeste.  
O Raposo tambem fez umas imagens e captou algumas das passagens diferentes, até lá ficam estas.

11 comentários:

PPacheco disse...

Promete !
Grande Chico....para quem não queria pedalar....!

Francisco Faria e Maia disse...

Nem te digo nada Pacheco... Mas penso que o grafico do Melo elucida um pouco todo o sofrimento que passei... Algumas das descidas foram mesmo muito boas, pena em alguns finais nao termos uma viatura de apoio e termos umas rampar com 17/20 % de inclinacao para subir... Obviamente que nao as fiz sempre montado.

melo disse...

Grande Francisco, encara este esforço intensivo das ultimas semanas como um investimento seguro com retorno garantido a curto prazo.
Abr

Severim disse...

A descida para a fajã é muito fixe, lembra-me São Jorge

RJG disse...

Bom trabalho...lol, já sabia que isso ia ser para doer, mais para a frente temos que ver isso. Nós fomos dar um ride rápido para os lados da povoação, mais logo ja devo ter o video disponivel. O Mario Lima está em forma...lol

PPacheco disse...

O Trilho parece muito fixe.
O vídeo está de grande nível.
Tive pena de não ter podido alinhar.

PPacheco disse...

... cliente do RJG estava cheio de vontade de ir tirar uma fotografia com vocês ! LOL

Garcia disse...

Vídeo está fixe, grande ride!

melo disse...

O Mário lima teve a quase terminando o ride a pé, pois caiu na zona perigosa (identificada no filme) e teve de ir buscar a bike lá baixo á ribeira, lol, felizmente não vôou com ela lá para baixo...
Ganda Mário

RJG disse...

O que vale é que ele tem airbags...lol força Mário

Daiwana disse...

Já não via esse trilho à anos. Só me lembro de ser uma bela caminhada, mas de bike é um tiro. lol Muito bom.