sábado, 9 de maio de 2009

Notas prévias

Sempre tive fortes suspeitas que a ilha de S. Jorge escondia um potencial enorme para o BTT nas áreas do FreerideDH. Estas suspeitas tornaram-se certezas e hoje não tenho problema nenhum em afirmar que o “Whistler” dos Açores está nesta ilha, e porquê?Porque simplesmente não conheço outro sítio por aqui onde se consiga fazer descidas 100% a descer com distâncias de 5, 6, 7 e 12 Km…só em alguns trilhos.
Mas quando me refiro a descidas estou a referir-me a single track com pedra com inclinações brutais, ganchos verticais, zonas rápidas em pedra…trialeiras pesadíssimas de quase 1 km. Caminhos fisicamente muito potentes e que exigem material de primeira qualidade. Nestes trilhos não passam bikes de XC e as enduro servem para reconhecimentos tímidos deixando para as verdadeiras máquinas todo o prazer da descida.Os melhores trilhos não estão marcados e foram sendo encontrados com a ajuda dos “antigos” das localidades pois os “novos” vão na volta e de moto4. As dúvidas tiram-se a pé e os reconhecimentos podem implicar um pernoitar no meio dos trilhos.
Aqui está o verdadeiro espírito Freeride.

3 comentários:

P.Dinis disse...

É de louvar o vosso espírito aventureiro e dedicação. Sabemos que existe o projecto de video, mas também poderá ser interessante uma publicação em papel com os trilhos Freeride/DH dos Açores. Boas aventuras...

Luis Alves disse...

Já tive 2 vezes de férias em S.Jorge e fiz muitos destes trilhos a pé. Realmente esta ilha é fantástica para o FreeRideDH. Tive dias de começar a andar a pé nos trilhos de manhã e acabar quase a escurecer.

Fizeste a descida da serra do Topo até à caldeira do Santo Cristo?

Abraços

melo disse...

Fiz de enduro, mas o melhor trilho fica do lado oposto da falésia está a ser recuperado e também vai dar á Fajã, simplesmente alucinante.