quarta-feira, 14 de março de 2012

É já este fim de semana


O DOWNHILL está de regresso para mais uma temporada.
Este ano para além da já habitual taça de ilha (Atlantic Experience), assistiremos á II edição do Campeonato Regional do Açores (da ACA) e ainda uma Taça Regional (cartão interjóvem) com visitas a St.Maria, Terceira, Faial ou Pico.
O DH já existe por cá desde os anos 90 e é a unica modalidade do Ciclismo Açoriano que desde que apareceu teve sempre pelo menos uma competição anual.
Convém ainda lembrar que em 2006 organizou-se o primeiro campeonato Federado em S. Miguel e neste mesmo ano a prova de DH da Batalha contou com mais de 40 atletas em competição, um recorde que até hoje não foi superado em DHI.
O DOWNHILL Micaelense é talvez das modalidades do ciclismo com a maior taxa de abandonos que conheço, tirando um pequeno núcleo duro que sempre se manteve, é frequente assistir a "desaparecimentos" de atletas por grandes temporadas ou mesmo definitivamente.
Se todas as bicicletas de DH existentes em S. Miguel se juntassem no próximo domingo nas Furnas, facilmente ultrapassariamos a meia centena de participantes.
O DOWNHILL em 2012 traz algumas novidades, e vai ser interessante assitir á prova no domingo. Uma das novidades mais significativas, na minha opinião será, a utilização do sistema internacional (como deve ser). Básicamente todas as descidas ofíciais somam pontos para o campeonato. Se no formato 2 mangas, tinhamos o melhor tempo validado para a classificação final, agora a manga de qualificação conta 1/4 dos pontos da manga final. Na prática, o sistema vai obrigar a andar a fundo e sem margem para muitos erros quem tiver aspirações a ganhar alguma coisa. Depois de domingo muita gente vai perceber melhor aquilo que estou a dizer.
NOVIDADE para 2012, será o aparecimento de novos cadetes e juniores, um clube renovado NC STONE RIDERS e ainda o aparecimento de uma equipa Federada oriunda do Faial da Terra.
Os dados estão lançados, já se sente DH até já imagino o David (UCI) a fazer a contagem 3, 2, 1 ... 


1 comentário:

PPacheco disse...

O piso parece maravilla !
Força aos participantes !