quarta-feira, 1 de abril de 2009

O artigo "Ikegal"...

Artigo retirado do jornal Correio dos Açores de 29 de Março de 2009.

9 comentários:

Garcia disse...

Sobre este assunto gostaria de deixar aqui um conceito muito importante nestes assuntos de "ambiente": SUSTENTABILIDADE - utilização do meio salvaguardando as suas características para as gerações vindouras.
Este conceito encerra em si duas coisas muito importantes, a utilização e a salvaguarda!!!
O meio ou ambiente está à nossa disposição para ser bem utilizado!!
Deixem o pessoal dar uns rides de nos nossos trilhos que não estragamos nada, preocupem-se com os verdadeiros problemas do ambiente.

Luís Miguel Garcia

Álvaro Câmara disse...

Se o artigo fosse publicado no jornal de hoje até diria que era uma "PETA!"

Não percebo esta gente :S

Criticam tudo (nem os blogs escapam), utilizam fotos sem autorizaçao (axo eu), etc...é a nossa "imprensa cor-de-rosa" :(

Tiago Martins disse...

Sem dúvida um grande artigo. Aliás fiquei esclarecido com tudo o que se diz, senão vejamos:

- autor não temos...;

- direitos da foto...?;

- ambientalistas? Quais? Nome? Qualquer maluco pode ser ambientalista tal como pode ser outra coisa qualquer.

- nos blogues? que blogues? Eu tenho um blogue! Foi no meu?

Resumindo: o artigo dá-nos vagamente uma vaga ideia do que constitui um artigo oco e sem substância.

Aguardemos novos desenvolvimentos...

Barrote disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barrote disse...

Preocupem-se com os verdadeiros problemas, gostaria de saber o que um ou dois trilhos na lagoa do fogo vão influenciar o meio Ambiente na Ilha????, é um artigo para quem não tem nada que fazer...
Preocupem-se com aqueles vão para os sitios e deixam lixo atrás, com aqueles que deixam lixo e entulho expalhados por toda a ilha porque não tem a paciência para ir à lixeira. esses senhores que fazem esses artigos decerteza que nunca andaram pela ilha a ver o que muita gente faz. Da proxima vez acho é melhor fazer um artigo sobre as emissões de gases que algumas empresas açoreanas produzem talvez seja um artigo mais interessante, pois talvez seja mais dificil falar de coisas mais complexas se precisarem de um Eng. Mecânico para falar sobre o assunto talvez possa ajudar. Este blog não é só de putos também é de pessoas instruídas que sabem distingir as coisas, sem querer ofender os putos é claro

Daiwana disse...

Nunca vi tal coisa... Mas de qualquer das formas é melhor exclarecer estas coisas antes de falar...
Não sei exactamente onde começa e acaba a reserva em termos legais. Será que andar de bicicleta é ilegal? Á partida não me parece ser... Pelo menos na minha cabeça não faz sentido, mas por outro lado, ainda por estes dias estava a ler sobre um bike parque na margem sul que dizem ser dos melhores do país que começou por ser ilegal, nas matas da freguesia, com um grupo de jovens a fazer umas rampas, e que passou a ser legal quando o presidente da câmara passou por lá e gostou da ideia, e apoiou a iniciativa. Isto em termos das construões que estavam lá feitas. Quanto a trilhar pela zona, não sei. Para mim nada disto faz sentido. Os trilhos estão feitos, e uma bicicleta não anda fora dos trilhos, é não poluente, e não "cava" o chão como fazem veículos com tracção como as motos. Um turista que trilha, pode muito bem levar umas "florzinhas" para casa enquanto passa no trilho. Comer e deixar lixo, etc, etc. Daqui a pouco saimos todos de casa com 1 polícia particular de tão regulamentadas andam as coisas..

Daiwana disse...

Já consegui alguma legislação acerca desse assunto.
Decreto Regional Nº 10/1982/A de 18 de Junho (não sei se já foi actualizado).
O artigo 5º refere as proibições.

Daiwana disse...

http://jo.azores.gov.pt/JO/Serie+I/1982/S%C3%A9rie+I+N%C2%BA+23+de+29+de+Junho+de+1982/Decreto+Regional+N%C2%BA+10+de+1982.htm

XXX disse...

Uma coisa que aprendi no mestrado que estou a tirar é que "preservar não é impedir o acesso" antes pelo contrário é gerir todo esse processo e interesses associados.
Recuso aceitar que as bicicletas estragam o que seja na natureza e já agora pergunto, quando os Amigos dos Açores vão nas suas passeatas com 100 ou mais pessoas se também não causam estragos?
Desconfio que a denuncia seja de um cretino pseudo ambientalista e que desesperadamente procura destaque sem fazer nada ao invés de trabalhar sério como os outros fazem.
Se precisarem da minha ajuda, podem contar comigo.

JOão Fontiela