domingo, 22 de novembro de 2009

Não há Raid que nos parta...

Foi um sucesso a realização e organização do I Raid Aventura que se realizou em S.Miguel organizado pelo Comando da Zona Militar dos Açores.
Com nove equipas de quatro atletas e mais de 100 km totalizados em etapas que fizeram deste evento um dos mais duros do ano.

A equipa TL constituída por mim, André Arruda, Henrique Araújo, Marco Melo e pelo Mário Lima, um homem habituado a raids de jipes que nos dava a preciosa assistência.

Na 1ª etapa constituída exclusivamente por orientação em BTT. Arranquei com o André e o Marco, para 30 Km á procura dos 6 CP’s compreendidos num percurso desde o RG 2 dos Arrifes e o Túnel das Cidades. A travessia do túnel em BTT foi um dos pontos altos da etapa.
Na 2ª etapa descansou o André, entrou o Henrique para fazer dupla com o Marco na canoa e eu fui a correr (imaginem lá), com destino comum aos cerrados das freiras. No entanto como quem corria tinha um CP diferente situado na baia do silêncio fazia-mos 7,5 km de percurso.
A 3 etapa, a mais temida, “Run&bike” eram 3 atletas para 2 bicicletas e não vale andar ao colo. A etapa mais complicada com vários CP’s a cumprir e uma progressão complicada. Aqui reentrou o André que deu show a subir o “cimento” chegou mesmo a ter quase 5 minutos de vantagem sobre o Marco e o Henrique que subiam de bike. Foram 30 km muito duros que fizeram mossa.Na 4ª etapa o Marco devia descansar pois já levava 3 etapas de seguida e 65 Km no corpo, mas como o Henrique não chegou nas melhores condições, lá teve arrancar. Assim entramos na fase mais técnica da prova com provas de tiro, manobras de cordas e uma corrida de orientação que nos levou a correr o Pinhal da Paz por toda o lado atrás de CP’s.
Para a 5ª etapa estava reservada mais uma orientação em BTT e estava definido que entravam nesta etapa os elementos que estivessem em melhores condições físicas. Aqui o Henrique já se sentindo bem fez questão de alinhar, o Marco estava “onfire” e André estava “mega onfire”. Como equipa motivada não se mexe, lá arrancaram para uma etapa onde os CP’s não estavam indicados no mapa mas sim distribuídos aleatoriamente por um trajecto definido na carta.
Divertimo-nos imenso nesta actividade, que foi muito bem organizada e com uma logística enorme. Ainda tivemos direito a uma patuscada oferecida pelo comando da ZMA na entrega de prémios.

Em suma, realizamos uma prova isenta de erros, controlamos em todos os 29 pontos que compunham a prova á semelhança da equipa do Topfitness. Assim recorreu-se ao factor tempo para desempatar o que nos colocou na 2ª posição. Tempos verdadeiramente diabólicos em todas as etapas foram aqueles realizados pelo team Spotzone mais que suficiente para vencer o evento se não falhassem um CP, assim terminaram em 3º lugar. Para já ficou a promessa da entidade organizadora, que para o ano vai haver mais e melhor, esperando-se uma maior adesão de equipas.

8 comentários:

RJG disse...

Muitos parabéns á equipe TL EXT, até fiquei cansado só de ver, sem duvida uma boa prestação se fosse permitida uma carrinha de caixa aberta para transportar o pessoal nas subidas o 1º lugar estava garantido...lol.

Luis Almeida disse...

Melo é verdade o pessoal não se parte com estes raid’s...lol

Hoje já houve prova de atletismo e até correu bem aos dois que fizemos o raid (eu 2º e o Nuno 6º).

Mas foi um dia muito bem passado não haja dúvidas.

Os Açores são sem dúvida nenhuma uma potencialidade para este tipo de provas que são praticadas por atletas que gastam bastante dinheiro nos dias da sua preparação e realização. Aqui uma boa simbiose entre desporto/turismo.

Um grande abraço e nem sempre quem anda mais ganha e nestas provas de orientação ficou mais uma vez provado...PARABENS!!!

Luis Almeida

André Arruda disse...

Mais de 24horas depois muita coisa ainda dói, mas passará. O que ficará na memória será o espírito vivido neste tipo de prova. Absolutamente espectacular! Foram 9 horas que passaram a correr, nem mesmo quando descansei senti que houvessem momentos mortos pois os companheiros estavam a dar o litro e o meu espírito estava com eles.

O percurso era muito interessante, CP's bem delineados e consistentes. Em alguns a sua colocação dava azo a criatividade quanto à rota a escolher, implicando atravessar pastos, subir tanques de água ou cortar mata abaixo.
Para mim a terceira etapa foi a mais marcante, não só fisicamente (pelas dores), como também pela navegação. A dinâmica da estratégica do "deixa a bike e vai a correr" era algo digno de se ver. Estava mais do que patente a definição de equipe, pela divisão do esforço entre todos.
Ao acabar a 4ª etapa no Pinhal da Paz sentia-me completamente roto, embora com uma enorme vontade de me sentar na bike para os 5 CP's finais até PDL em navegação por carta. Ao montar a bike a sensação foi "Bem vindo a casa!" o que me encheu de motivação para os kms finais, motivação esta em nada abalada por uma queda estúpida entre o 4º e 5º ponto, devido a ter retirado a mão do guiador com medo de perder a carta de controle.
Chegando ao final a sensação não podia ser outra senão a de dever cumprido, por não termos falhado nenhum CP.

Aos meus camaradas um enorme abraço e um obrigado pela partilha destas fantásticas 9 horas! :)

melo disse...

...provas como este raid ou o triatlo do Peter's...são muito duras...chegar ao fim de um evento destes é sempre reconfortante. O pior são as dores do dia seguinte, lol, acho preferia dar 2 voltas lagoa das 7 cidades a remar do que andar correr. lol
E o que dizer da Sirla "spylite" nem uma folga ou falha, parecia um relógio. O Marco parece que quer uma, já que a FSR "passou-se dos manipulos" logo na primeira etápa...lol

Tiago Martins disse...

Parabéns à equipa TL EXT!

Só de ver já dá para sentir a dureza!

jormed disse...

Muito bem relatado. Foi uma grande aventura sem dúvida, para quem participou...

Parabéns aos vencedores e aos outros todos. Foi um pódio cheio de malta conhecida ;)

Por falar em triatlo do Peter, confesso que há 15 dias atrás quando fui ao Pico, ao passar pelas estradas que fiz de BTT, fiquei cheio de saudades daquela prova.

Abraço.

JAT disse...

Pelos vistos o ppl teve um fim-de-semana em grande. Parabéns a todas as equipas participantes, e claro, em particular à equipa TL.

Mas não posso deixar passar a oportunidade para chamar a atenção de algo que em nada abona em favor de iniciativas como esta.

Agora percebo porque razão de no sábado a meio da tarde (deviam ser umas 16horas +-) quase que fui ATROPELADO por 3 “BTTIstas” em plena avenida marginal em cima da PASSADEIRA em frente do SOLMAR.

Passo a descrever o sucedido:
Vinha eu, descansado da vida, das “Portas do Mar” em direcção ao SOLMAR e para atravessar a rua, aproximo-me da PASSADEIRA, espero que os automobilistas me deixem atravessar(coisa que nem sempre é muito fácil, pois cada vez mais existe uns aceleras/shunnings que devem ter tirado a carta por telefone ou via FAX) e lá vou eu a atravessar a avenida – torno a repetir para que não haja dúvidas na PASSADEIRA - quando vejo 3 BTTistas (para não chamar outro nome) a virem a toda a velocidade, fazendo 2ª fila ultrapassando todos os carros que estavam parados sem se preocuparem comigo, nem tão pouco a mostrarem intenção de abrandar a não ser o 3º elemento (ultimo membro da equipa) que ficou meio desconsertado com a atitude dos colegas de equipa, ou pelo menos assim pareceu, com a cara que fez. Se não dou um passo atrás levava com eles por cima e apenas o ultimo membro da equipa teve a DECÊNCIA de pedir desculpa levantando a mão e olhando-me nos olhos e fazendo aquela cara de desculpa, mas…….enfim….teve de ser…

Acho muito que façam provas, que exista espírito vencedor e tudo mais. Mas, também, há que respeitar quem está na sua vida e não tem nada a ver com a prova…Imagine-se que por acaso até vou distraído e não reparo nas bicicletas? Ia ser um caso insólito de um pessoa ser atropelada na PASSADEIRA por bicicletas…agora ponho outra situação: imagine-se que, em vez de ser eu, é uma pessoa idosa que está a atravessar a rua? Como seria? Ou então em vez de ser bicicletas eram automobilistas? Ou mesmo motociclistas? Caia o “Carmo e Trindade”…

Há que saber respeitar para sermos respeitados. E se queremos ser - nos BBTistas- diferentes (para melhor) temos de dar o exemplo e não assobiar para o lado quando acontecem situações que nada abonam em favor da "nossa" modalidade (BTT).

Abraços,
JAT

Sérgio disse...

Nem mais!!