quinta-feira, 29 de abril de 2010

Água Retorta

A primeira vez que descobri e visitei esta localidade remete-me para meados dos anos 80, quando acompanhei o meu avô numa visita de trabalho á antiga fábrica do queijo.
Para quem não sabe esta fabrica fazia o melhor queijo que se podia comer em S. Miguel, um dos melhores dos Açores e o único capaz de fazer frente ao seus pares de S. Jorge.
No início dos anos 90 durante as férias de Verão da faculdade organizei um camping/expedição á Fajã do Calhau que não conhecia. As imagens do céu á noite e o verde imponente das montanhas durante o dia são inesquéciveis. Parecido ou quase igual só encontrei, mais uma vez em S. Jorge.

Neste século, as minhas passagens por Água Retorta prenderam-se essencialmente pelas passagens muito esporádicas pelo trilho do Lombo Gordo.

Este fim-de-semana, dá-se início á primeira "bike trip" associada á Taça Cartão Interjovem.
A "armada" do DH Micaelense vai estar durante dois dias em peso num local muito longe das suas principais rotas. De certeza vamos ter um ambiente diferente nesta prova tanto pela singularidade do local como pelos convívios que se preparam nos bastidores.
Acho que o DH irá dar origem a um novo ciclo de actividade nesta localidade e zonas evolventes. Depois do queijo e da beleza da fajã, espero descobrir aqui um novo atractivo, que me faça recordar com a mesma saudade.

5 comentários:

RJG disse...

Com o bom tempo a confirmar-se, vamos ter de certeza um fim de semana agradavel nesta pacata freguesia.

jormed disse...

Vai deixar de ser pacata... por uns dias.... lolol

Tiago Martins disse...

Eu lembro-me bem do queijo de Água Retorta! De facto muito bom. Pena por vezes acabar-se com certas coisas.

Espero que tenham uma boa prova e que não deixem indiferente a população da freguesia. Afinal de contas o DH também é uma forma de divulgar os recantos desta ilha.

jormed disse...

Da forma como a Organização está a trabalhar é sem dúvida...

Depois este texto a apelar à nostalgia também está excelente. É aqui que sentimos que os anos vão passando... lol

Davide disse...

Pois…..Luís … o famoso queijo “Melinda”…..
Como sabes sou da Povoação e a Agua Retorta, pertence a este conselho….
È uma das mais pacatas freguesia do conselho, com uma paisagem verdejante, um óptimo local da passar um fds alternativo, ás movimentadas Furnas e Ribeira Quente…
E sempre dá para dar um salto de Bike ou a “penantes” á Tronqueira!!!
Boa prova a todos os participantes, e k o espectáculo seja o mais emotivo…