sábado, 19 de maio de 2012

Nordeste – a insistência

Depois da última incursão pelas terras Nordestinas ter acabado numa “quase tragédia”, hoje passados 4 meses foi o dia escolhido para voltar.





O plano consistia em subir a tronqueira até à Cancela do Cinzeiro para dar umas voltas ao traçado do xc e tentar descobrir uma ou outra linha nova nas matas adjacentes. Uma vez lá em cima fizemos uma descida no trilho de não posso dizer que seja de DH. Depois foi descer até a um singletrack de pedra que nos leva à freguesia da Pedreira, se na primeira vez tinha gostado bastante de o fazer agora ainda gostei mais. Pelo meio ainda tivemos tempo para dois dedos de conversa, com um simpático proprietário de uma exploração agrícola adjacente ao trilho, onde chamamos a atenção para a beleza e potencial daquele acesso e que com uma roçadela nas silvas e nas conteiras aquilo ficaria uma maravilha. Despedimo-nos e descemos trilho abaixo só parando para o snack no calhau (praia) do Lombo Gordo, pelo meio registamos a foto de presença na Fajã do Araújo. Como subida final, nada como uma ciclo-escalada pelo acesso do Lombo Gordo, nas calmas e com tranquilidade lá se chegou. No regresso, depois de visitarmos o local do crime ainda passamos numa derivação que nos colocou novamente na Pedreira.
Na ficha técnica do passeio fica o registo de 1.029m de acumulado + (subida) e 996m de acumulado – (descida), cerca de 30Km percorridos em quase 3 horas. Uma suspensão a babar óleo e um cepo partido foram as únicas consequências da volta. Para mim foi um ride que confirma e coloca o Nordeste na rota do All-moutain/Enduro micaelense, para o Narciso foi uma estreia nas novas linhas do Nordeste, num dia que começou algo “frescote” mais que rapidamente se tornou solarengo.

1 comentário:

Garcia disse...

Grande pedalada, deve ter sido bom!