quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os beneficios do BTT numa localidade...


In Good Company - A film about how mountain biking forged a community on pinkbike.com

Neste video da para percebermos bem o impacto que uma modalidade como o BTT pode ter numa localidade, mas por vezes nem tudo são rosas... vale a pena ver até ao fim.

2 comentários:

melo disse...

Em S. Miguel felizmente temos um bom exemplo. A freguesia do Faial da Terra através do seu Presidente teve a visão de apoiar o movimento que se iniciou envolvendo as bikes. A evolução do desporto nesta localidade foi de tal ordem que atualmente já existe uma equipa de com atletas locais federados, dois trilhos de qualidade a juntar a um terceiro que está a ser concluído.
Atualmente o Faial da Terra é um dos centros principais centro do BTT mais extremo, os comerciantes ficam satisfeitos com a presença de riders e o snack bar faialense em muitos fins de semanas parece um bike café.
Outro caso de sucesso é a zona dos stone riders, o seu trabalho voluntário onde o gosto pelo desporto e a visão de alguns, tornou uma canada sem tarelo no primeiro projeto de bike park dos Açores, amplamente divulgado por goprós, fotos e ultimamente ganhou estatuto de spot internacional com a presença do Jordi e das suas mega rampas.
Mas ao contrário do Faial da Terra, a pista dos stone é fora de S. António, logo o retorno económico direto que poderia ser gerado pela presença de riders é praticamente inexistente.
Este filme chama a atenção para um aspeto importante que se relaciona com o impacto ambiental da atividade, por isso, quando digo e repito que todas as fitas e plásticos das provas devem ser removidos após os eventos, não estou a querer dar argumentos aos pseudo ambientalistas que andam por aí. A permanência de resíduos nos trilhos resultantes das provas e a sua não remoção rápida após as mesmas, neste momento constitui o nosso calcanhar de Aquiles

Unknown disse...

Mais uma prova de como um planeta como o nosso já não chega para a raça que o domina! no fim do video irão perceber porquê. ás vezes, para não dizer muitas vezes, tenho vergonha de pertencer a tal raça