terça-feira, 30 de março de 2010
segunda-feira, 29 de março de 2010
Umas palavrinhas...
A partida está dada para a temporada de 2010 de DH, começa a corrida pelos lugares cimeiros nas classes em disputa.
Começo por dar os parabens á organização pelo excelente trabalho (ja dei pessoalmente) e á ACA pela sua excelente supervisão e controlo de prova.
Um abraço especial e os meus parabens à equipa do St. Clara em especial ao João Azevedo pela vitória por equipes, resultado do excelente trabalho realizado. Foi preciso este clube fazer DH para ganhar alguma coisa este ano (pelo menos no ciclismo).
Desportivamente o ano promete, principalmente na classe veteranos, aquela que tem mais atletas e com certeza no próximo evento vai "pegar fogo".
Mais mornas estão as coisas nos outros escalões devido ao seu reduzido número de participantes, acho mal os sub23 não pontuarem com os elites. Desportivamente poderiamos ter facilmente 5 ou mais atletas em disputa pela classe. O resto dos escalões, acho que já conheceram melhores dias em termos de participação. Pela lógica popular, o DH atrai os mais novos, então por que razão existem tão poucos participantes a nível dos cadetes e juniores?
Se não fossem os "velhadas" a correr, este circuito estava condenado a meia duzia de almas.
Gostaria de deixar uma nota de agradecimento e incentivo a todos aqueles que registaram a prova quer em video quer em fotografia.
Uma nota bem negativa para os restantes "bikes blogs e chats" que nem uma menção ou comentário fizeram a este evento.
domingo, 28 de março de 2010
Afinal ganhou O MELHOR
Contra chuvas e ventos lá se realizou a primeira prova da taça inter jovem em DH, que teve como vencedor Lourenço Cymbron, o sr engenheiro mais uma vez chegou viu e venceu, para isso bastaram tres descidas de treino no sabado e uma vistoria a pé na sexta, no domingo faz 3:40 na primeira manga e na segunda tira 33 segundos ao seu tempo, vencendo assim há geral. No domingo passado já tinha comentado com o Emanuel e com o Carlins que achava que o lourenço vencia facilmente a prova caso estivesse com uma boa condição fisica, o que se veio a verificar, o lourenço continua a ser sem duvida o melhor atleta de DH cá da ilha é o unico que para além de estar praticamente sempre bem fisicamente, alia alguma dose de "loucura" a uma grande destreza técnica e muita força, por isso ainda vai levar algum tempo até que apareça outro "Barrote", o treino ajuda a evoluir muito mas todos os grandes atletas têm que ter uma coisa que não se adquire e que se chama talento.
sábado, 27 de março de 2010
Francisco Bettencourt é o favorito...
O campeão em titulo Francisco Bettencourt é o favorito, segundo a sondagem colocada aqui no blog, foi mesmo na recta final que este ultrapassou o Luis melo que ficou em segundo mas esteve desde o primeiro dia na frente, em terceiro Ficou o Rui medeiros..., dadas as condições do piso da prova, que esta com bastantes regos e muita lama, principalmente nos primeiros quinhentos metros de prova que são demolidores para as pernas e cardio, será de prever bastantes dificuldades para os participantes, alguns deles já começaram a recorrer a algumas "artimanhas" para tentarem ser mais rapidos, como é o caso do nosso amigo Cidade que resolveu recorrer há tecnica do 9X60, vamos a ver se amanha dará os seus frutos lol, para todos uma boa sorte e tudo de bom.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Furnas DH

quinta-feira, 25 de março de 2010
segunda-feira, 22 de março de 2010
O regresso do Bolão

domingo, 21 de março de 2010
O DH esta há porta...
Dia de treino from Rui Gamboa on Vimeo.
sábado, 20 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
Desviem as arvores...
riders ponto com



Para saber mais sobre estes riders visite os seus sites clicando nas fotos.
segunda-feira, 15 de março de 2010
domingo, 14 de março de 2010
Estado de conservação dos trilhos.


Mau tempo 2 - DH 0
Está adiado o arranque da taça Cartão Inter jovem em DH, o mau estado do piso e o difícil acesso por parte de eventuais socorros estiveram na base da decisão.
O bom senso imperou no seio dos intervenientes (directores desportivos, organização e ACA), apesar de algumas "rezingas" e vozes discordantes perante a opção escolhida. Claro que depois do dia que se fez sentir hoje fica difícil compreender aos mais distraídos o porquê do cancelamento, mas as chuvas desta madrugada e do dia de ontem simplesmente exigiam tal decisão. Tal facto foi comprovado pela equipa do St. Clara, que decidiu fazer um reconhecimento do traçado, e foram unânimes em considerar que não havia condições para se realizar a competição.
Percebe-se claramente que existe um certa ansiedade (e índices de testosterona elevados) por parte de alguns atletas, bem como a necessidade de provar alguma coisa. Tudo isto é positivo dentro de pista e no plano desportivo/competitivo, no plano pessoal parece aparentar alguns contornos de falta de educação.
Apesar de tudo a modalidade ganhou um trilho de grande qualidade que promete muito com o piso "mais" seco, que inclusive poderá decidir eventuais campeões este ano (4 de julho). Se assim acontecer, é porque o campeonato foi muito competitivo e de grande sucesso.
Vemo-nos nas Furnas, até lá bons treinos e juízo.
sábado, 13 de março de 2010
Mau tempo 1 - DH 0
Já não é novidade para ninguém que este inverno esta a ser o mais rigoroso dos últimos 5 anos, derrocadas, transbordo de ribeiras, árvores caídas, estradas cortadas e infelizmente vitimas mortais.
Quem pratica desportos de montanha tem vindo a ficar em casa ou procurar alternativas no meio desta instabilidade climatérica. Modalidades como o DH, cujo os praticantes dependem de trilhos situados em lugares remotos e montanhosos têm vindo a ser prejudicados. Contra as forças da natureza não existe argumentos possíveis e á que aceitar toda a situação com sentido de responsabilidade e segurança. A decisão do cancelamento da sessão de treinos, quanto a mim era a única possível face à adversidade meteorológica que se regista actualmente. Esta situação não era totalmente inesperada e provavelmente não será a última a julgar pela tendência actual.
Quem trabalhou arduamente na construção do trilho com certeza que merecia um fim de semana repleto de acção, pois o trabalho realizado foi excelente. Todas as decisões tomadas até agora foram as mais sensatas, espero que tomem a mais adequada amanhã.
quinta-feira, 11 de março de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
Descubra as diferenças...

Previsões para domingo
Com as previsões a manterem-se catastróficas para domingo estou a prever um autêntico "Derrocada Hill", será que afinal vão ser sempre as seis provas?
domingo, 7 de março de 2010
O Resumo
Com um pelotão repleto de "test bikes", realizou-se o raid do 2º aniversário do bike blog mais ikegal dos Açores. Três desistentes e um desaparecido foi o balanço no final do passeio que só terminou oficialmente depois do "enfardar" das calorias regionais e tirar o retrato de grupo para memória futura.
O dia não estava convidativo, os trilhos encontravam-se bastante "entroncados", mas felizmente no grupo estavam raiders de exímia perícia na arte de limpar e desobstruir caminhos.
Para o ano voltaremos para a terceira edição, até lá, vão pedalando...pela vossa saúde. Agradecimentos:
Câmara Munícipal da Povoação
Mini Mercado A Barraca
sexta-feira, 5 de março de 2010
TL Special Event
O Blog Trilhos de Lava vai comemorar no próximo domingo o seu 2º aniversário. À semelhança do ano passado iremos realizar o nosso passeio comemorativo no Concelho da Povoação mais precisamente entre o Salto do Cavalo e o Faial da Terra utilizando alguns dos trilhos mais exigentes para a prática do BTT que existem em S.Miguel.
Este ano o grupo será maior e por consequência a complexidade organizativa e logística será maior, por isso nada de atrasos.
Este ano o passeio será puro Enduro com 30 Km de passeio.
O programa será o seguinte.
9:00 - concentração no Faial da Terra
9:30 - Partida em direcção ao miradouro pelo Salto do Cavalo pela lomba do Carro - trajecto efectuado em camião
10:15 - Salto do cavalo em direcção ao planalto dos graminhais com descida para a Lomba do Loução
12:00 - Rumo a Água Retorta em estrada a pedalar para apanhar o trilho que desce para o Faial da Terra.
13:30 - Hora prevista para a chegada dos primeiros ciclistas ao Faial da Terra.
Os riders da "2010 edition" que aceitaram o desafio.
Rui Gamboa
Luis Garcia
Pedro Pacheco
Severim
Henrique
Alberto
João Sousa
Jorge Botelho
Rui Melo
Costa
Taveira
Tété
Nuno Cidade
Rui Gaspar
João Melo(daiwana)
Luis Melo
David Medeiros
Narciso
Ricardo Carneiro
João Medeiros
Jorge medeiros
André Arruda
Vemo-nos no Domingo.
Este ano o passeio será puro Enduro com 30 Km de passeio.
9:00 - concentração no Faial da Terra
9:30 - Partida em direcção ao miradouro pelo Salto do Cavalo pela lomba do Carro - trajecto efectuado em camião
10:15 - Salto do cavalo em direcção ao planalto dos graminhais com descida para a Lomba do Loução
12:00 - Rumo a Água Retorta em estrada a pedalar para apanhar o trilho que desce para o Faial da Terra.
13:30 - Hora prevista para a chegada dos primeiros ciclistas ao Faial da Terra.
Os riders da "2010 edition" que aceitaram o desafio.
Rui Gamboa
Luis Garcia
Pedro Pacheco
Severim
Henrique
Alberto
João Sousa
Jorge Botelho
Rui Melo
Costa
Taveira
Tété
Nuno Cidade
Rui Gaspar
João Melo(daiwana)
Luis Melo
David Medeiros
Narciso
Ricardo Carneiro
João Medeiros
Jorge medeiros
André Arruda
Vemo-nos no Domingo.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Cumeeiras Ginetes ano 2000
RJG
Nando
Narciso
Decorria o ano 2000, quando se realizou a primeira e até agora unica prova de DH, que começava junto há antena das cumeeiras das Sete Cidades em direção aos ginetes, na altura o DH não tinha a visibilidade que hoje tem e os seus praticantes eram pouco mais de meia duzia, o XC nessa altura estava praticamente morto e as bicicletas não eram propriamente uma "moda" como são hoje, esta era uma modalidade que muita gente não tinha ideia o que era e frequentemente eramos gozados quando tentavamos explicar ( descer?? epa descer é facil o que custa é subir, isso também eu) com conversas desse estilo. No entanto graças a um pequeno grupo de entusiastas que se comprometiam em arranjar os trilhos e há boa vontade de pessoas como o professor Luis Guimarães que na altura dava a cara pela organização, lá se iam realizando umas provas, o publico era pouco, resumia-se hás namoradas, familiares e a 2 fervorosos adeptos que andavam numa lambreta que iam a todas as provas e vibravam com os malucos das bicicletas.



Esta foi uma das melhores provas realizadas naquela altura, foi ganha sem espinhas pelo lourenço, que naquele ano ganhou as provas todas há excepção da ultima na povoação, porque partiu a perna nos treinos, concerteza que o traçado da prova deste ano será diferente mas se for parecido já será muito bom, boa sorte a todos os participantes.
Bora Limpar as canádas

Com o objectivo de colocar um ponto final neste esterco, surgiu o projecto Limpar Portugal que se estende também aos Açores.
Para participar basta enviar à organização, fotos com o endereço do local ou coordenadas de GPS com a descrição do tipo de lixo que se encontra no local. Toda a informação será tratada e organizada para que se proceda à limpeza do local com os meios adequados. Voluntários são sempre precisos.
Vamos por fim ao esterco das canádas a organização agradece.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)