domingo, 14 de março de 2010

Estado de conservação dos trilhos.


" Pé Alerta é um projecto criado pelos Amigos dos Açores - Associação Ecológica, com o intuito de se proceder à monitorização dos trilhos pedestres dos Açores. Esta monitorização tem por base uma análise de determinados factores ambientais para que se possa ter uma visão global do estado de conservação dos trilhos. O PÉ ALERTA pretende contribuir para uma melhor gestão dos trilhos e uma maior envolvência quer da população, quer das autoridades."

3 comentários:

Luis Carreiro disse...

chato é no jornal se falar mal das motas na serra devassa e as bicicletas no pico da vara...
motas sou plenamente de acordo!!!! mas as biclas... pronto a minha até faz algum ruido e os fumos depende do almoço...

melo disse...

Curiosamente fiquei á espera de mais comentários.
O engraçado é que na entrevista ao AO as bicicletas são colocadas no mesmo patamar que as motas, ignorância, talvez!!Mais abaixo no texto refere-se a situações de "conflito"(?!) no uso dos trilhos entre pedestrianistas, cicloturistas e motards. Parece que anda tudo à batatada no meio do mato. Santa paciência.
Mais curioso é que no site do projecto (mt bém feito) no formulário pode-se assinalar bicicleta como opção de uso no modo de percorrer o trilho!!!(e bém assim podem participar mt mais pessoas.
Tudo bém, existem trilhos onde nem vale a pena levar a bike e nisto estou de acordo, mas colocar as bicicletas no mesmo saco que as motas e dizer que existem conflitos, é inventar e passar para opinião pública algo que não é verdade, no que diz respeito a quem anda a pé e de bike, claro.

Parece sina, mas todos os anos por esta altura aparece o "fantasma" do "ikegal".

Rui disse...

Olá, Luís!

É um erro tremendo e recorrente meter tudo no mesmo saco. Dentro das motas há vários tipos de modalidades com efeitos sobre o ambiente totalmente diferentes. Do mesmo modo há diferentes especialidades de ciclismo que têm um efeito diferente, no modo como os ecoegoístas, vêm os seus praticantes. Se fores para um trilho com uma bicicleta do hiper, ninguém diz nada, se fores com uma DH és uma besta.
Abraço