segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Especial 3 KM

Á um ano atrás, antes de existir o "Trilhos de Lava", escrevi este comentário no Biclas, dias mais tarde fazia o 2º melhor tempo nesta mítica prova, com uma pedaleira de 46 dentes e uma bike com um "setup" de 22 Kg de material. "Para quem não sabe, os 3 km é uma classica do DH regional, uma espécie de Paris-Roubaix. É um traçado que está um pouco como o Pinhal da Paz para o XC, traçado longo mas técnicamente fácil (ou não). Este traçado faz reavivar o espirito "retro" do DH isto é velocidade pura, que para mim é a grande dificuldade. Quando comecei a descer andava muito por ali primeiro de HT só mais tarde de FS, o caminho era mais estreito mais selvagem não havia tanta mota, quad e jipes a andar para cima e para baixo, aliás, esta foi a razão pela qual este local foi sendo abandonado progressivamente pelo pessoal. Encontros imediatos com os adeptos motorizados e massificação do local com rampas e raids foram decisivos para a malta se por à descoberta de novos trilhos (ainda bem). Estavamos no ano de 2002 mais propriamente em Dezembro quando eu o Narciso o Gamboa e acho que o Manél Pereira decidimos reformular aquele traçado dando-lhe um "look" mais moderno, introduzindo três zonas técnicas:1ª zona situava-se no fim da recta e tinha dois drops, um para entrar na secção e um que descia novamente para o caminho principal ao qual baptizamos de "drop d'agonia" tinha 7m de altura, escorregava e curvava no fim entre uma arvore e uma pedra. Facto curioso foi que este local só seria usado nesta ocasião e naquela prova, raramente se passava por ali até que uma série de derrocadas no local "mataram" o drop para a felicidade de muitos. No DH quem rola ou quem abre pela primeira vez um trilho ou faz um salto ou algo semelhante tem o direito de atribuir um nome de "guerra" ao local (é uma regra de cavalheiros)neste local tive a honra de ser o primeiro e o baldo foi tão grande que após cair em queda livre lá de cima mandei uma joelhada na pedra seguido de cabeçada na arvore e só parei no caminho na melhor posição para levar com a bike em cima. Após isto em todas as passagens, a abordagem ao drop provocava uma falta de ar e uma agonia asfixiante, mas atenção, esta sensação era transversal a toda gente. A 2ª secção situada a meio dos 3 Km era mais fácil tirando a descida final, constituida por um slalom vertical entre duas arvores. Este local já existia mas apenas o Narciso e o Frederico tinham os "Balls" para se mandarem. Ai limpanos um pouco mas mantivemos a dificuldade, os pilotos é que tiveram de ir lá fazer horas extras de treino. Actualmente este local está todo cavado a dificuldade é minima e com desagrado observei que já não se faz o slalom. E por fim a 3ª secção que comparada com as outras era uma brincadeira, apenas uma gincana entre arvore com um salto no fim para os 3Km. Após este local o circuito pode tomar duas vias; continua-se a descer em velocidade até ao bebedouro das vacas ou entrar para os "pilares" numa zona com pedal até à uma trialeirazinha que conduz à baia do silêncio. Sou um adepto convicto da segunda opção, pois em prova esta secção equilibra um pouco as coisa, isto é quem perde tempo a descer em velocidade pode recuperar neste local e quem ganha tempo a descer vai se ver "grego" para manter a cadência. Assim os pilotos com bicicletas com muito curso conseguem muito controle na velocidade e conforto nas trialeiras por outro lado carregam mais peso e no pedal podem perder muito tempo. Depois temos o outro lado da "medalha", bike mais de freeride, menos curso menos envolvência nas lombas, com mais tendência a ser projectada nos saltinhos e menor controle e menos velocidade, por outro, lado mais ageis e leves a pedalar. Vai ser interessante, até porque normalmente as provas nos 3KM atraem muito público o que coloca a modalidade em evidência e por outro lado a geração das provas federadas não conhece bem a realidade deste tipo de percurso e acima de tudo não conhece os efeitos fisiológicos de uma prova desta duração e intensidade.Para terminar, faço um apelo aos participantes para aparecerem bem protegidos pois se existe local onde a protecção nunca é demais é aqui.Atinge-se velocidades elevadas na recta, alguns afirmam que os melhores andam nos 70KM/H (dependendo do estado do piso) e um despiste a esta velocidade, magoa muito."
in Biclas, Fevereiro, 2008
Mantenho a opinião sobre o local, mas tenho pena que as derivações pelas matas tenham desaparecido.

2 comentários:

jormed disse...

É uma descrição muito bem feita sem dúvida.
Os 3kms é 1 trilho único nas provas da Taça... tão único, que duvido que encaixe nos regulamentos nacionais para o DHI... mas se formos por ai, dificilmente teriamos Taça, pois nem todos reúnem os requisitos mínimos...

Tem 3 secções totalmente distintas e isso baralha completamente as opções de quem vai competir.

Em relação à escolha da bike para a prova...hummm... não é fácil.
No Sábado fiz 3 descidas com a SPZ Demo e 1 com a SPZ Enduro SL.

Com a Demo desce-se muito, muito bem, mas aquilo não foi feito para pedalar (muito) e na zona plana é mesmo muito cansativo mover aquele peso e contrariar a energia que se dissipa no bombear nos amortecedores. É super diverido, mas desgastante.

Já com a Enduro, perde-se alguma velocidade e sobretudo segurança na descida, mas julgo que a Enduro não perde tanto na descida para a Demo, como o que ganha a seguir na zona de pedal. Com a Enduro (para quem não vai fazer o salto - como eu) a secção final, incluindo o drop final, faz-se com relativa facilidade e rapidez.

Se forem acrescentadas incursões pela mata durante a descida, isso irá jogar a favor da Demo... mas nas condições acuais, julgo que a Enduro leva vantagem.
Esta é apenas a minha opinião e carece de mais alguns testes... lol. A verdade é que me safo bem com a Enduro porque tenho escola no XC. A passagem da Epic para a Enduro é tão brutal como da Enduro para a Demo, por isso não sinto muito desconforto a descer com a Enduro... quem faz o contrário, ou seja, "desce" da Demo para uma Enduro irá de certeza sentir todas as limitações qe isso implica... não sei se me fiz entender... lol


Se fosse para levar mesmo a sério este evento, iria concerteza cronometrar tudo ao pormenor... lol... mas como vou apenas para tentar pontuar para a equipa na classe de Veteranos A (devido à lesão do Melo), deixo esses testes para quem tem outras aspirações ;)

Um tipo bem que tenta passar despercebido, mas não há hipóteses.. qualquer coisa é sondagem para cima... lol.
Volto a repetir o que disse no chat. Vou entrar apenas para me divertir (tem de ser senão um gajo passa-se com tanta Organização) e se possível ajudar a equipa a pontuar nos Veteranos A.

Sérgio disse...

Como tem zona de pedalar um bocado e se o jormed levar a Enduro para mim é candidato aos 3 primeiros! :)